quarta-feira, 6 de maio de 2009

BARATA, tudo sobre


As baratas são insetos que formam um grupo bastante cosmopolita, podem causar diversos problemas, o principal são os diversos patógenos que são transmitidos aos seres humanos como bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus. O primeiro registro da existência de baratas foi cerca de 400 milhões de anos. Não houve muitas transformações ao longo do tempo, mas a genitália da fêmea passou a não ser visível externamente, os ovos passaram a ser colocados numa ooteca em vez de individualmente, as asas deixaram de ser utilizadas para voar e passaram a proteger o próprio abdômen. 

A barata chega a 10 cm de comprimento dependendo da espécie tendo o corpo oval e escuro. A cabeça é curta com boca mastigadora e antenas longas. O abdômen abriga os órgãos vitais com um par de cercos que age com função olfativa. Vivem em lugares quentes e úmidos, algumas espécies vivem em desertos e cavernas. São solitárias, na maioria, com hábitos noturnos, momento em que procuram alimento e parceiros para acasalar. 

Quando saem durante o dia é por haver muitas ou por falta de alimento ou água. Calcula-se que para cada barata encontrada há cerca de 1000 escondidas. 
Alimentam-se de animais e vegetais mortos, algumas espécies possuem bactérias e protozoários no tubo digestivo que auxilia na digestão. A maioria das espécies é onívora são capazes de ficar três dias sem água e dois meses sem alimento. Reproduzem-se com o macho elevando suas asas e expondo uma glândula localizada no dorso do abdômen que secreta uma substância que a fêmea come. No mesmo instante em que a fêmea se alimenta, por baixo o macho introduz sua genitália no da fêmea iniciando a cópula. A cópula dura cerca de uma hora ou mais.